Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Novo Golpe visa roubar Whatsapp de anunciantes do OLX

A mente criminosa não para de inovar, agora o golpe é feito VIA LIGAÇÃO com falsos atendentes que passam credibilidade. Fique atento e confira 5 DICAS DE COMO EVITAR CAIR.

Publicado por R Silveira
há 4 anos

Os criminosos inovam mais uma vez na aplicação de seus golpes virtuais, dessa vez, eles buscam um código recebido via SMS para roubar Whatsapp de anunciantes e se passar por eles para vender produtos, pedir dinheiro emprestado e até mesmo roubar dados bancários e fotos contidas em conversas.

Veja como funciona e como evitar:

Geralmente logo após uma publicação no OLX (assim que seu anúncio é aprovado), os criminosos que nada tem a ver com a plataforma, pegam o número do anunciante e LIGAM DE IMEDIATO ou MANDAM WHATSAPP. Os DDD's mais utilizados são de São Paulo (011).

Confiram abaixo dois números utilizados HOJE (13/12/2019) por dois criminosos diferentes num curto espaço de tempo após publicação de um anúncio no site de classificados:

Na ligação eles se passam por atendentes de call center do site de classificados e informam que há um anúncio igual ao que você acabou de publicar, com as mesmas fotos e características, em nome de outra pessoa ou dizem serem do setor de segurança alegando que identificaram irregularidades em seu anúncio, de modo a estar recebendo várias denúncias, bem como qualquer outra estória falsa como, por exemplo, informando que há um bloqueio em sua conta que precisa ser sanado mediante código.

Com isso ganham sua atenção e explicam em seguida que você receberá um CÓDIGO DE SEGURANÇA VIA SMS, e pedem que você os diga para que possam comprovar sua identidade ou desbloquear sua conta.

De posse desse ''CÓDIGO'' os criminosos dentro de poucos segundos conseguem registrar sua conta de whatsapp no aparelho deles, ou seja, literalmente retirando a posse do whatsapp da vítima e tomando para si.

Ao enviar o código, por consequência, o whatsapp se desativa automaticamente do aparelho da vítima, passando agora à posse dos criminosos em sua completude. Com isso roubam todos seus contatos, conversas e agenda.

Tal código tem o seguinte formato (000-000) de 6 dígitos e o SMS recebido é basicamente assim:

''<#> CÓDIGO DO WHATSAPP: 000-000, OU TOQUE NESTE LINK PARA VERIFICAR SEU NÚMERO: v.whatsapp.com/0000000.''

COMO EVITAR CAIR NO GOLPE:

1- Você precisa ativar a ''autenticação de dois fatores'' no seu whatsapp. Para fazer isso, vá nas configurações do app, depois em ''CONTA'', em seguida em ''ATIVAÇÃO DE DOIS FATORES/CONFIRMAÇÃO EM DUAS ETAPAS'', lá configure um ''PIN'' de 6 dígitos junto com E-mail para recuperação. Esse PIN será pedido sempre que você for ativar seu chip em outro aparelho para usar whatsapp, por exemplo, quando comprar um celular novo.

Isso impossibilita que os criminosos consigam roubar seus dados uma vez que mesmo se conseguirem o código via SMS por você, em todo caso, não conseguirão ativar o whatsapp no celular empregado para o crime pois tal ativação necessita de uma PIN que só você terá.

2-Saiba que o OLX JAMAIS LIGA PARA SEUS ANUNCIANTES, ou envia mensagens no whatsapp informando sobre setor de segurança ou de confirmação de identidade para liberação de qualquer anúncio que seja.

Eles tão somente trabalham pela plataforma, jamais pedem confirmação de identidade que não aquela feita no princípio da criação da conta, por e-mail oficial.

3-Desconfie da estória apresentada, você tem de perceber alguns pontos importantes como a qualidade da voz, muitas vezes são adolescentes que aplicam tal golpe. Verifique se há uma concatenação lógica das ideias apresentadas bem como se há vocabulário errado empregado na fala.

3- Pergunte para qual empresa de Call Center o criminoso trabalha ou qualquer outra indagação que fuja do assunto do código. Isso deixará o mesmo confuso, desestabilizado e ciente de que você está desconfiando de algo, geralmente começam a gaguejar ou tão logo desligam a chamada.

(Em caso de mensagem via Whatsapp, confira a ortografia empregada e se há erros de português. São indícios fortes para identificação do golpe) Ex. Abaixo:

4-Registre o número utilizado para tentar lhe aplicar o golpe em sites como o ''QUEM TE PERTURBA'' ou ''QUEM TA ME LIGANDO'', isso ajudará outras pessoas a não caírem na armadilha.

5- Evite colocar informações pessoais como nome completo em seu anúncio, pois os dados que eles possuem são somente os publicizados no seu próprio anúncio. É ideal que utilize sempre abreviações, de modo a saber que caso liguem para você, não serão atendentes reais pois sequer sabem seu nome completo informado no cadastro do site.

Sempre que possível, vá a uma delegacia de policia civil especializada em Crimes Cibernéticos e denuncie tal fato, uma vez que os mesmo são competentes para apreciar tal crime tanto na modalidade tentada quanto consumada, mesmo se você tiver escapado. Com isso você contribuirá enquanto cidadão para uma vida virtual mais segura.

Por fim, espero que tenham gostado do breve artigo informativo e que o mesmo sirva de instrumento para minimizar os estragos que estes criminosos cibernéticos vem causando a muitas vítimas Brasil afora.

Repasse a matéria para seus amigos e parentes. É de utilidade pública.

SILVEIRA, Rogério.

Advogado. OAB/PE.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações1
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1241
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-golpe-visa-roubar-whatsapp-de-anunciantes-do-olx/792306255

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)